domingo, 19 de janeiro de 2014

Domingão, o dia mais tedioso EVER.
Pensei, o que fazer??? 
Inverno rigoroso por aqui, a preguiça ronda o meu ser...mas eu precisava sair, respirar um pouco, já que fico trancada todos os dias em uma fábrica desgraçada. 
Enfim, tirei um cochilo e acordei pensando: eu bem que poderia dar uma volta de ônibus, coisa rara de se fazer, pois aqui o meio de transporte predominante é o trem. (E mais barato)

Resolvi ir para Hon Kawagoe, 30 minutos daqui. 
Uma coisa que esqueci foi de ter tirado foto do ponto de ônibus...nada diferente do Brasil, mas a única coisa legal, é que no ponto, há um painel com os horários e o valor da passagem.




Aqui é cobrado do ponto que você embarca e paga no ponto de desembarque.  
Logo na porta, tem uma maquininha de ticket, com o número do ponto que você embarcou. 




Não há cobrador, é uma máquina que faz tudo, do lado do motorista. Ele nem encosta no dinheiro. 
Há uns anos atrás, fui dar o dinheiro para o motorista e ele mandou eu depositar na "caixinha", coloquei as moedas e já sai o valor que depositei. Super prático!

Você não tem moedas? Não tem problema! Do lado do motorista, há uma máquina que "troca" a nota por moedas. 
Essa foto mostra o painel com os valores, e no centro, a tal maquininha que vc deposita as moedas. 
Ah! Só aceitam moedas. Nada de notas. #dica


(Clique na foto para aumentar)

Um detalhe: precisa prestar MUITA atenção no que a mulher fala, igual no Brasil: "Próxima estação, tal...." Pois eu que não sei ler Kanji, ouço o que falam (seja a gravação ou o motorista), e já aperto o botão pra descer. Mesmo eu não falando muito japonês e não sabendo ler/escrever, até que consigo me virar super bem aqui. Não há muito segredo, é só prestar atenção aos detalhes. ;)




Nenhum comentário:

Postar um comentário